sexta-feira, 10 de março de 2017

Policiais no feminino


 Disponibilizo o meu texto preparado para a apresentação da 4ª sessão desta comunidade de leitores que foi dedicada ao livro A Pena do Diabo de Minette Walters. Falou-se na literatura policial no feminino da autora e do livro que suscitou uma apaixonada discussão em torno desta obra literária.
Fomos muito British porque enquanto conversávamos, bebemos um chá inglês acompanhado com uns biscoitos.
Vale sempre a pena vir participar nesta nossa Comunidade de Leitores.

Ainda e sempre a lembrar o dia internacional da mulher que se assinalou ontem, vamos fazer uma breve introdução à literatura policial no feminino, comecemos então em 1794 com o primeiro romance gótico escrito por uma mulher, Mesmo não sendo um policial, Os Mistérios do Castelo de Udolfo, de Ann Radcliffe, já introduzia o sobrenatural e tinha uma componente de mistério, décadas antes de Edgar Allan Poe lançar “Os Assassinatos da Rua Morgue”, conto que inaugura o policial na literatura. 
Em 1878, surgiu O Caso Leavenworth, de Anna Katherine Green, considerado por muitos, o primeiro romance policial, de uma autora feminina. A história aborda o assassinato misterioso de um comerciante em N.Y., que fez um sucesso enorme entre os leitores antes mesmo de Sherlock Holmes. Criou ainda a senhora Amelia Butterworth, um protótipo do que viria a ser Miss Marple. Lembrar ainda Mary Roberts Rinehart, americana que popularizou a “culpa é do mordomo” em A Porta Secreta (embora a frase, ironicamente, nunca tenha sido dita no livro). E curiosamente é ela que inspira Bob Kane na criação do Batman com seu personagem chamado “The Bat”. 
Entre 1920 e 1930, surge a Era de Ouro do romance policial. O leitor era agora desafiado a descobrir o criminoso através da investigação de um detetive. Muitas mulheres adotaram deste género literário, mas Agatha Christie foi a mais notável de todas. Com os detetives Hercule Poirot e Miss Marple, ela é a romancista mais bem-sucedida da história da literatura policial, com quatro mil milhões de livros vendidos. Outras autoras também fizeram grande sucesso como Dorothy Sayers, dramaturga e tradutora de A Divina Comédia para o inglês, Margery Allingham, Josephine Tey (pseudônimo da escocesa Elizabeth Mackintosh) e a neozelandesa Ngaio Marsh.
Na atualidade, os temas abordados no romance policial variam muito, ampliando as possibilidades da narrativa. Surgiram outras formas de se relacionar com o crime e também outras formas de cometê-lo. Autoras como Patricia Highsmith exploraram como ninguém os dramas psicológicos, principalmente com o carismático serial killer Tom Ripley. Mildred Benson escreveu muitas aventuras de mistério para a série Nancy Drew, e a “baronesa do crime” PD James apoiou-se na velha escola para criar o detetive Adam Dalgliesh. Ruth Rendell, por sua vez, escolheu o inspetor Reginald Wexford para a sua série de policial, Anne Perry, pseudónimo de Juliet Hulme, com as suas histórias a retrarem uma Inglaterra vitoriana.
Anna Maria Vilallonga, professora Universidade de Barcelona, especializada em literatura policial, acredita que as mulheres, em geral, criam personagens mais observadores e que elas “estão mais interessadas no mecanismo que leva alguém a matar do que na violência propriamente dita”. Verdade ou não, nas últimas décadas, a ciência, a medicina e tecnologia têm influenciado cada vez mais os policiais. Patricia Cornwell e Tess Gerritsen cativaram milhões de seguidores com suas personagens modernas e independentes, a primeira com a médica legista Kay Scarpetta e a segunda com Jane Rizzoli e a legista Maura Isles. 
Na Escandinávia, nomes como Åsa Larsson, Camilla Läckberg, a “rainha do crime noruguês” Karin Fossum, Anne Holt (ex-ministra da Justiça da Noruega), a finlandesa Leena Lehtolainen e ainda as suecas Liza Marklund e Alexandra Coelho Ahndoril (a segunda metade do pseudônimo Lars Kepler) e ainda Yrsa Sigurdardóttir Islândesa (engenheira civil em Reiquiavique).
Na Europa, JK Rowling, sob o pseudonimo Robert Galbraith dedicou-se às histórias do detetive Cormoran Strike; Donna Leon; Fred Vargas; Sophie Hannah “ressuscitou” o ultra popular Hercule Poirot.
 E ainda Minette Walters a nossa escritora de hoje, considerada uma verdadeira revelação com os seus violentos dramas familiares passados em cenários idílicos.
Falando um pouco da sua vida ela nasce em Inglaterra em 1949, filha de um bispo capitão do exército e de uma artista plástica. Devido à vida profissional do pai, os seus primeiros 10 anos de vida são passados entre bases do exército de norte a sul de Inglaterra. O seu pai morre em 1960 e como a própria afirma “ Fui enviada para o internato da Abadia de Godolphin, em Salisbury, aos 12 anos, o que teve uma influência determinante para o resto da minha vida. Foi um ano após a morte meu pai e isso obrigou-me a tornar-me muito independente emocional e socialmente. (…)
No ano antes de entrar na Universidade de Durham, foi para Israel como voluntária do grupo The Bridge. Ficou por lá quase sete meses a trabalhar num Kibbutz, em hospitais e outras instituições em Jerusalém e como a própria o dirá   “imaginarão a tudo a que assisti…”
O seu percurso universitário não foi de todo o mais tradicional como a própria afirma “devo dizer que nos meus três anos em Durham, trabalhei o mínimo possível, raramente assisti a palestras, e foi-me permitido completar o curso em 3 anos, porque me recusei a passar um ano em França.” Mas foi um tempo muito útil este porque consegui um diploma e um marido.
Na universidade o sistema era muito restritivo, então resolveu no último ano mudar-se para um apartamento acima de uma casa propriedade de um ex-ministro e da sua mulher. Ensinaram-na mais sobre a vida do que em todo o tempo de Universidade.
Trabalhou em revistas, foi diretora de uma delas,  publicou contos e novelas românticas que lhe permitiam pagar as contas.
Em 1979 e em 1982 é mãe e rapidamente descobre que era impossível trabalhar com duas crianças em casa. Em 1987 com 37 anos de idade decide voltar a escrever mas só em 1992 edita a Casa do Gelo depois de ser rejeitada por várias editoras. Mas nada será como antes, em apena 4 meses torna-se uma escritora revelação ganhou o prémio da Associação dos escritores do crime John Creasey Award no reino unido para melhor primeiro romance e foi traduzido em vários países. Tem publicado em mais de 35 países e já foi galardoada com várias distinções de entre as mais importantes destacam-se o Edgar Allan Poe Award para o melhor romance policial nos Estados Unidos foi premiada também CWA Golden Daggers na categoria de ficção, assim como o Grand Prix des Lectrices d’Elle em França. Os seus cinco livros iniciais foram adaptados para televisão pela BBC e transmitidos não só no Reino Unido como no resto do mundo. 

O romance que vamos hoje analisar é o seu 10º Romance.
Será um policial, um thriller psicológico, Suspense…
Certo é que a imaginação é também ela uma personagem principal…
Protagonistas enérgicas, e personagens femininas cuja ambiguidade faz com que sejam incluídas entre os suspeitos, algo que é característico desta autora.
E o que dizer do final…      a dúvida, essa,     fica mesmo para além do ponto final.

Rita Pitada




 

4 comentários:

  1. Bom, ficámos sem saber quem matou o Mackenzie ou se ele morreu. Também não era homem que interessasse, um psicopata, oportunista que se mistura nos palcos de guerra. De qualquer forma conhecemos personagens femininas fantásticas. Conversámos sobre o livro e outras conversas vieram por acréscimo, falámos de Trump e do mal das sociedades, de ignorância e da manipulação da informação. Enfim, em ambiente descontraído conversámos, bebemos chá inglês acompanhado de um bolinhos. São assim os sons serões.

    ResponderEliminar
  2. E que irreverentes estavam os nossos leitores...

    ResponderEliminar
  3. Sessão muito animada e saborosa a todos os níveis. Só é pena ter sido a última,ups,desculpem afinal não! Obrigada por esta e por todas as sessões!A equipa dinamizadora é fantástica!

    ResponderEliminar