terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Comunidade de Leitores 2016 - 1ª Sessão

Numa noite fria e chuvosa demos inicio à 1ª sessão desta edição dedicada à literatura policial.

Começamos com literatura policial nórdica com o livro “ O guardião das causas perdidas” do dinamarquês Jussi Adler-Olsen.

Foi apresentada uma leitura encenada da obra num ambiente escuro e tenebroso que pôs o nosso coração a bater mais depressa, criando o ambiente ideal para a conversa que se deu de forma agradável, apesar do tema.

 A dura privação da vítima Merette Lyngaard, a relação dinâmica do detetive Carl Morck e do seu assistente sírio Assad proporcionaram-nos momentos deliciosos, irónicos e sarcásticos como os nórdicos sabem muito bem ser.

Durante muito tempo tínhamos dos países nórdicos a ideia de uma espécie de subcontinente cheio de felicidade, lagos, neve, liberdade sexual, bem estas social e um crescimento económico contínuo, mas constatamos que estes ditos paraísos tinham produzido monstros, vítimas e horrores, tudo escondido sob aquele manto de neve e de felicidade em que só a neve era real.

Ao contrário da “inocência” dos romances policiais clássicos, alguns dos autores nórdicos assumiram compromissos políticos que põem a nu corrupção e a ganância das empresas, o atropelo aos cidadãos pelo Estado e pelos grandes interesses.







Sem comentários:

Enviar um comentário