segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Comunidade de Leitores da BMJS esteve presente na 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa

A convite da APEL a Comunidade de Leitores da BMJS esteve presente na 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa,  um dos  certames mais importantes dedicados ao livro.

"O Tempo Morto, É Um Bom Lugar"  foi a obra escolhida para esta sessão que contou com a presença do escritor Manuel Jorge Marmelo. 

Os nossos leitores acorreram à Feira do Livro para esta sessão especial com satisfação, considerando uma iniciativa excelente a sua comunidade de leitores marcar presença na Feira do Livro de Lisboa, ao ar livre e na companhia do escritor Manuel Jorge Marmelo. Para além dos leitores habituais, outros leitores se juntaram a nós. Entre as presenças na plateia destacamos a do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures Paulo Piteira.

Antes de iniciarmos a conversa com o escritor, assistimos a leituras encenadas da obra em debate, pelo Teatro Ibisco, associação que trabalha para a inclusão social através da arte, em bairros problemáticos do concelho de Loures.

Manuel Jorge Marmelo,  falou da sua obra que aborda a atualidade política e social em Portugal com enfoque no desemprego vivido pelo personagem da obra Herculano Vermelho, mas também por ele, autor da obra. Não sendo uma obra autobiográfica, como nos disse, partiu de uma realidade para contar esta história, que foi  do agrado dos nossos leitores que afirmaram  ficarem seus leitores. A conversa fluiu entre os personagens da obra e a vida do escritor, que conta já com cerca de 20 obras literárias editadas, entre crónicas, contos, teatro, literatura infantil e romances.Venceu dois Prémios Literários importantes em 2005, Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, com a obra "O Silêncio de Um Homem Só" e em 2014 Prémio Literário do Casino da Póvoa, Correntes D'Escritas, com a obra "Uma Mentira Mil Vezes Repetida".
Sessão bastante participada onde o tempo foi escasso para mais perguntas ao escritor, como foi manifestado por alguns leitores.

A edição de 2015, dedicada à literatura portuguesa contemporânea e aos portugueses, com Este jeito de ser gente em Portugal, termina do dia 25 de junho com a obra "Cão Velho, Entre Flores" de Baptista-Bastos, às 21h00, na Biblioteca Municipal José Saramago. Até lá.

















1 comentário:

  1. Um momento de Excelência desta Comunidade de Leitores de que tanto me orgulho de fazer parte.

    ResponderEliminar