domingo, 5 de abril de 2020

Sugestão de leitura de Margarida Moreira em tempo de pandemia covid 19.

Margarida Moreira, leitora da Comunidade de Leitores das Bibliotecas Municipais de Loures sugere o livro “O Nu na Antiguidade Clássica”, uma Antologia de Poemas sobre a Grécia e Roma de Sophia de Mello Breyner Andreson.
Quando lemos Sophia, apercebemo-nos que nesses momentos ela permanece sentada ao nosso lado, entregando-nos em mãos todo o encantamento que viveu - com as palavras certas nos envolve e deslumbra.
Neste livro Sophia dedica-se ao estudo e reflexão sobre a Grécia e Roma, Antigas.
Da poesia dela emana o cheiro das flores, o vento que sentimos no rosto, o odor da maresia, o murmurar do mar,... a beleza dos corpos e almas humanas, nus, enraizados como plantas imortais nos tempos antigos.
Margarida Moreira
Poema:
A minha vida está vivida
Já minha morte prepara
Seu pó de beladona
Viajarei ainda para me despedir das imagens
Antes de despir a túnica do visível
Em vão me engano
Verdadeiramente sou quem fui
Atravessando quartos forrados de espelhos ardentes
E diluída no fulgor da Primavera antiga
Se ainda busco o promontório de Sunion
é porque nele vejo a minha face despida
o mitológico mundo interior e exterior
da minha própria unidade perseguida
Mas como despedir-me deste sal
Deste vento inventor de degraus e colunas
Como despedir-me das pedras deste mar
E deste denso amor inteiro e sem costuras.
Andreson, Sophia de Mello Breyner in “O Nu na Antiguidade Clássica”, p.203)
Foto: Margarida Moreira






Sem comentários:

Enviar um comentário