quinta-feira, 16 de maio de 2019

A música em Saramago por Jorge Vaz de Carvalho


Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição foi a temática escolhida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e que serviu de mote às várias iniciativas que os museus municipais promoveram, estimulando um ambiente de festa e comemoração, de convívio e partilha, de experiências e descoberta.
A par desta comemoração, a Noite Europeia dos Museus surgiu como mais uma oportunidade de visitar e desfrutar dos museus de Loures, em horas menos convencionais, mas não menos atrativas.
O programa das comemorações teve início no dia 16 de maio, no Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, com uma sessão extraordinária da Comunidade de Leitores das bibliotecas municipais de Loures, subordinada ao tema A música na obra de Saramago, e que teve como convidado Jorge Vaz de Carvalho. O professor trouxe para esta conversa informal os auspícios de Memorial do Convento, de José Saramago, com base na ópera Blimunda, de Azio Corghi. A conversa fez-se de estórias e de personagens do romance, tais como Blimunda e Baltasar, o sonho de voar de Bartolomeu de Gusmão e a devoção à música de Domenico Scarlatti. Este evento integrou igualmente a programação do projeto Rota Memorial do Convento.






Sem comentários:

Enviar um comentário