sábado, 10 de novembro de 2018

A Comunidade de Leitores na Rota do Memorial do Convento

No passado dia 18 de outubro de 2018 realizou-se a 1ª sessão da Comunidade de Leitores, com o título "Passar o tempo pelo tempo". O título é um jogo de palavras para o tempo - tempo que partilhamos em conversas literárias e outras e o tempo real que nesta edição, nos transporta para um outro tempo, já passado - o tempo da memória.
Duas obras literárias Memorial do Convento, de José Saramago, e Nove Mil Passos, de Pedro Almeida Vieira, foram os dois romances debatidos nesta sessão que contou com dois escritores, Miguel Real, comissário da Rota do Memorial do Convento e que nos veio falar do "Memorial do Convento" de José Saramago e Pedro Almeida Vieira que falou da sua obra literária "Nove Mil Passos"
A conversa centrou-se no reinado de D. João V, época que se realizaram duas grandes obras - O Convento de Mafra e o Aqueduto das Águas Livres, com finalidades bem distintas e também razões e histórias bem diferentes. Falou-se do Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal,onde decorreu esta sessão. Neste Palácio pernoitava o Rei e foi também aqui que os sinos do Convento de MAfra foram benzidos e poderiam falar de outros pormenores, alguns relatados nas obras literárias em análise.
Esta sessão, integrada na programação da Rota Memorial do Convento, um projeto intermunicipal dedicado à obra de José Saramago, realizou-se no Palácio dos Arcebispos, um dos imóveis classificados por esta iniciativa cultural e patrimonial. Loures, Lisboa e Mafra são os municípios que integram este projeto, que tem a Fundação José Saramago como parceiro estratégico.
Quase meia centena de pessoas participaram nesta sessão, entre elas, o presidente da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, João Florindo. Antes de se iniciar o serão de reflexão, os dois escritores e o público foram presenteados com um momento de arte performativa, concebido e interpretado por Tânia Botas.
No dia 10 de novembro realizar-se-á um percurso pelo património de Santo Antão do Tojal, entre o sagrado e o profano e visitaremos o Palácio dos Arcebispos, Igreja Paroquial, Aqueduto, Fonte Monumental e Chafariz e  e que certamente complementará a leitura dos romances referidos.
A próxima sessão, de leitura e reflexão, da Comunidade de Leitores será dedicada ao livro Fala-lhes de batalhas, de reis e elefantes, de Mathias Énard. A iniciativa irá decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a 15 de novembro.




Sem comentários:

Enviar um comentário