quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

"A liberdade está a passar por aqui" Sérgio Godinho na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém

A Biblioteca Municipal Ary dos Santos, homenageou  um grande poeta, que se fosse vive, faria 80 anos de vida, no dia 7 de dezembro de 2017.  José Carlos Ary dos Santos. Era chamado de poeta do povo ou poeta da Revolução. Figura maior da Cultura Portuguesa do século XX.

Se Ary dos Santos fosse vivo, certamente gostaria de ver as suas palavras inscritas nas paredes de uma biblioteca e se passasse por aqui - Biblioteca Municipal Ary dos Santos - diria "A Liberdade está a passar por aqui" e faria das palavras de Sérgio Godinho, as suas.

Sérgio Godinho, convidado de honra para esta homenagem ao poeta,  falou  com os leitores sobre a sua obra literária "Coração Mais Que Perfeito",  não faltando palavras para o poeta Ary dos Santos, falando da importância da sua poesia e da facilidade como saiam os poemas.

Sérgio Godinho, ilustre compositor e escritor de canções, é também ator de teatro e  de cinema, Realizou filmes, fez guiões para cinema, escreveu livros infanto-juvenis, poesia, contos e finalmente um romance. É o homem dos sete instrumentos. Homem de grande fulgor criativo que não pensa deixar a música, nem os palcos, mas tem necessidade de outras criações artísticas.

Falou das suas canções e as histórias que elas nos contam e sobre o seu romance e os personagens que  nele habitam. Falou-nos de Eugénia e de como gosta de construir personagens femininas fortes  como Eugénia, a personagem principal  desta história psicologicamente intensa.

Eugénia atravessa a vida, com a tragédia por companheira. Perde mais do que ganha na vida, e por isso, é um romance de perda ou de perdas, na minha opinião. Apenas não perde o amor que sente pelo seu amado, Artur, um ator de teatro, que veste a pele de um personagem de teatro e enlouquece e tendo mais medo da vida do que da morte, suicida-se. Ela transporta  o seu corpo, na figura de um coração, um diamante, feito das suas cinzas. Um romance que nos mostra que afinal, a vida, não é feita de pequenos nadas.

Sérgio revelou que em princípio, sairá um novo disco,  em janeiro. Um novo romance, que já está escrito, também,  está para breve, apenas não desvendou do que fala, referindo que será um romance muito diferente deste. 

Este encontro com Sérgio Godinho contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares e com o Vice-Presidente e Vereador da Cultura Paulo Piteira.

Antes do início da conversa entre o escritor, a Orquestra Lieira da Sociedade Recreativa e Musical 1º de Agosto Santa Iriense tocou O Primeiro Dia, música da autoria de Sérgio Godinho.



A Biblioteca Municipal Ary dos Santos é um mundo cheio de palavras e afetos!
Venha fazer parte dele!
                                        
                                                         







1 comentário:

  1. Foi uma noite, que de certo, não sairá da memória dos que dela fizeram parte. Uma homenagem à altura do nosso patrono e com um convidado de excelência.

    ResponderEliminar