sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Uma aula de História do Islão na 2ª sessão da Comunidade de Leitores




A 2ª sessão da Comunidade de Leitores, realizou-se na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.
A sessão prometia. A obra literária "Submissão" de Michel Houellebecq, livro político, cuja narrativa traça um cenário pouco esperado num país ocidental. Diz a sinopse "Às portas das eleições presidenciais, a França está dividida. O recém-criado partido da Fraternidade Muçulmana conquista cada vez mais simpatizantes, graças ao seu carismático líder, numa disputa directa com a Frente Nacional."

Esta sessão contou com dois convidados, dois jovens, com um vasto curriculum.

  Elsa Fernandes Cardoso, licenciada em Estudos Asiáticos e mestre em História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a orientalização da corte de Córdova, orientada pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, da mesma Instituição. É presentemente bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com um projeto relacionado com a institucionalização do cerimonial de corte no Al-Andalus.  É investigadora integrada do Centro de História da Universidade de Lisboa no Grupo de Investigação "Cultural Encounters and Intersecting Societies", seguindo a linha de investigação dos estudos meditterânicos. Encontra-se presentemente associada à docência da cadeira de "Islão Asiático: Passdo e presente",  regida pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, da licenciatura em Estudos Asiáticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre outras atividades e interesses.

 Gonçalo Matos Ramos é licenciada em História e mestre em História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a sociedade de fronteira do Entre-Douro-e-Tejo no século XI, orientada pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, da mesma Instituição. É presentemente bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com um projeto relacionado com as relações entre cristãos e muçulmanos no Magrebe Ocidental nos séculos XV-XVI, igualmente orientado pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes. É investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa no Grupo de Investigação "Cultural Encounters and Intersecting Societies". Encontra-se presentemente associado à leccionação da cadeira de "História do Islão Medieval", regida pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, da licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre outras atividades e interesses.

Os leitores desta comunidade  tiveram oportunidade de ter uma aula sobre a história do Islão, ao longo dos séculos que ajudou a compreender e até a ver com outro olhar o Oriente mas também o Ocidente. A história é complexa, porque não podemos olhar de igual forma para todos os países muçulmanos, porque há muitos factores,  religiosos, políticos, entre outros que os diferenciam. Referiram que, o que está a acontecer na biblioteca, um encontro de leitores cuja maioria são mulheres, para discutir um livro, também, é natural e possível acontecer no Irão. Existem as mesmas condições e liberdade para homens e mulheres estarem reunidos. Aliás, a maioria dos estudantes do ensino superior no Irão são mulheres. Na Arábia Saudita não é assim. Nos países do Magrebe também é diferente. No Ocidente também há bastantes diferenças entre os países, Portugal é diferente de França, os Estados Unidos da América também são diferentes de outros.

O conhecimento aliado à literatura, trouxe reflexões brilhantes sobre um livro de um escritor, que é um provocador e que causa o desassossego no leitor e até irritação.

Realidade ou literatura é isto, uma aprendizagem constante e esta noite ficámos muito mais ricos porque, certamente, todos nós aprendemos nesta aliança entre a Academia e a Sociedade Civil.

PS: partilho um dos livros que circulou por todos - Orientalismo de Edward W. Said.






Sem comentários:

Enviar um comentário