segunda-feira, 10 de julho de 2017

FotoLeituras de Verão

Caro leitor(a)
Verão é tempo de férias, de descanso e claro de muitas leituras. Desafio-o a partilhar uma foto de férias. Única condição: o livro. Que livro andamos a ler. Depois das leituras feitas, podemos utilizar este espaço para partilharmos as nossas leituras. Que acham?  Eu começo já...


1 comentário:

  1. Ifemelu é a personagem principal deste romance. É um romance de vidas, mas mais do que isso, é um romance sobre emigração da Nigéria e de outros países africanos para a América e Europa. Os jovens nigerianos, de uma classe social média alta só pensam acabar o ensino secundário e emigrar para estudarem nas universidades, sobretudo as americanas. Claro, que para os mais pobres é mais dificil. Obinze, o namorado de Ifemelu, só queria ir para a universidade de Ibadan (Nigéria) por causa de um poema.
    Ifemelu arranjou uma bolsa de estudo e partiu para os Estados Unidos da América. Lá descobre que a América não é assim tão gloriosa. Sentia que “Havia um certo despojamento na sua vida, uma desolação atiçada, sem pais, sem amigos, sem casa, os marcos familiares que a tornavam quem era”. Ifemelu percebeu que nos EUA havia raças, os afro-americanos, os hispânicos, os africanos, etc. e criou um blogue para abordar o assunto que se tornou um sucesso.
    Obinze quer ir ter com Ifemelu mas não consegue ir para a América. A mãe disse-lhe “Os Americanos são agora avessos a homens jovens estrangeiros”. Mais tarde consegue um visto de seis meses para o Reino Unido. “Estava de facto no estrangeiro a limpar retretes, com luvas de borracha...”. Obinze era um imigrante ilegal. Mais tarde paga para ter um casamento arranjado que lhe proporcionasse ter um passaporte da União Europeia, mas é apanhado antes disso. Regressa ao aeroporto algemado, de volta à Nigéria. Invejava os outros que eram deportados com ele porque esses homens “mudavam de nome de passaporte descontraidamente, e que faziam planos para voltar a fazer tudo outras vez, porque não tinham nada a perder.” Ele não.
    Ifemelu volta para Nigéria. Ela é um Americanah, uma mulher que volte da América para o seu país, e vai encontrar Obinze, o seu grandede amor. Obinze é casado e é um homem rico. Um homem de negócios!!!! Pouco lícitos.
    É um grande romance, bastante atual. São abordados muitos assuntos importantes através do olhar de uma escritora Nigeriana e através dela e do seu romance ficamos a saber algumas coisas interessantes desse país, o mais populoso de África.
    Numa altura que se fala tanto em racismo e se discute quem ou que País é mais racista, Ifemelu quando chega à Nigéria diz “ A raça não resulta aqui. Sinto que saí do avião em Lagos e deixei de ser negra.” Uma frase que diz muito.

    ResponderEliminar