quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

2ª sessão - Detetives à noite


À volta da luz das velas num espaço motivador- a Mercearia Santana, uma pérola da edificação histórica de Sacavém – começou, precisamente às 21 horas e 37 minutos, a Comunidade de Leitores dedicada a Edgar Allan Poe criador das enigmáticas e petulantes figuras do detetive privado e do género policial...

 Dupin lembra-se, decerto que se lembra, da Gazette des Tribunaux de ontem que reportava uns estranhos crimes no bairro de St. Roch, num 4º andar de um prédio da Rua Morque? E que terminava com a afirmação de não existir a mais leve pista para resolver aquela carnificina.

Pois hoje a Gazzete de hoje tem mais desenvolvimentos, ora oiça: (…)

E assim os Mistérios da Rua Morgue foi-se dando à revelação da comunidade presente, através de uma leitura encenada realizada pelas colegas Rita Pitada e Vera Morganheira.

“Vamos, depressa meu amigo, Vamos ao local do crime.”
Não fomos ao local do crime, por impossibilidade literária, optamos por ir ao encontro da vida e da obra de Edgar Allan Poe, e porque ainda que no mesmo caminho cada caminheiro vê ou é mais atento a determinados detalhes, e gosta ou não da paisagem, também aqui as opiniões e o gosto pela obra de Edgar Allan Poe foram diferenciadas, ficando no fim o consenso que é a Poe que devemos este estilo literário e o nascimento desses personagens, para quem é amante do estilo, nos deliciam e agarram aos policiais.




3 comentários:

  1. Noite bem agradável. Dupin et Dupin muito jeitosos e simpáticos. Na note escura, rua acima lá fomos ter à Mercearia Santana e lá estavam os proprietários, a quem agradecemos publicamente. O fotógrafo Eduardo Gageiro também nos fez companhia e para além dos "velhos" leitores, também apareceram outros leitores que pela primeira vez integraram esta Comunidade de leitores. É assim que queremos, muitas e boas companhias e claro serões agradáveis à volta da literatura.Venham mais!

    ResponderEliminar
  2. Foi um excelente serão sim senhor, nem se sentiu o frio.

    ResponderEliminar
  3. As minhas meninas estiveram muito bem… Está comunidade é um espectáculo!!
    Obrigada a todas pelo carinho. O meu caminho continuará ao vosso lado...

    ResponderEliminar