quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

... o desafio de Leitura à Desgarrada

“Os interessantes” de Meg Wolitzer

Foi a minha última leitura de 2015 e apesar das suas 587 páginas, prende-nos fortemente do  princípio ao fim…

O livro relata a história de seis personagens (pessoas comuns) desde a adolescência (década de 70) até aos 50 (época actual) e da sua amizade.

É um livro sobre a vida, alternando entre vários períodos e a perspectiva dos diferentes personagens.
E podia ser a vida de qualquer um de nós – com ou sem talento(s) - começando na adolescência, tempo
de encantamento,
de sonho,
de descoberta,
de que tudo é possível,
de que podemos mudar algo,

continuando na vida adulta com
o crescer e o que isso tem de doloroso,
o gerir expectativas,

até aos 50… com
a nostalgia da adolescência,
as amizades que mantivemos e aquelas que ficaram pelo caminho,
o que pensámos fazer e não fizemos!

Em suma, é um livro sobre a vida, e como defende uma das personagens, “… ter projectos era o que mantinha uma pessoa no mundo, o que mantinha uma pessoa viva”.

Definitivamente, uma leitura a não perder!

4 comentários:

  1. Como estou a lê-lo agora e de facto é um livro volumoso, fiquei contente pelo facto de Ana ter gostado desta obra literária. Pelo que nos contou fiquei ainda mais interessada.

    ResponderEliminar
  2. É engraçado que comecei a ler este livro mas entusiasmei-me com o Purity de Jonathan Franzen e deixei-o de lado. Mas como já referi num outro comentário insere-se na minha tendência pessoal outono/inverno ;)

    ResponderEliminar
  3. É isso! Pelo seu "tamanho", é mesmo um livro para esta estação... daqueles para os quais olhamos gulosamente ao serão, antecipando o prazer da sua leitura, confortavelmente instalados e aconchegados.
    ... e já estão na minha lista - Stoner e Purity e outros ... - de leituras. É assim, esta coisa da partilha de leituras.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente terminei a leitura do livro "Os interessantes". Gostei. É um livro bastante realista e muito bem escrito. É uma vida inteira, ou por outra, são vidas inteiras que encontramos ali naquelas cerca de 600 páginas. Desde a adolescência até à meia-idade acontece tanta coisa. É a geração dos anos 70, mas poderia ser outra. Vale a pena tentar lê-lo!
    Como nota refiro que estes últimos livros que li "Os interessantes" e "Stoner" têm finais que me desgostaram, me deixaram com uma sensação de tristeza, de fim mesmo e isso eu não gostei.

    ResponderEliminar