segunda-feira, 9 de março de 2015

Os cheiros das plantas silvestres na 2ª sessão da Comunidade de Leitores

Foram os cheiros das plantas silvestres, como a arruda, a alfazema, o alecrim, entre muitas mais, que receberam os leitores que vieram à 2ª sessão da Comunidade de Leitores. Plantas referidas por José Riço Direitinho, no seu livro "Breviário das Más Inclinações", e que serviam para fazer chás, tisanas e papas e emplastros, que curavam todos, ou quase todos os males, desde o mau-olhado à cura da infertilidade das mulheres.
Esta narrativa, que como muitos leitores referiram, é de leitura calma. guarda uma história que indiscutivelmente, nos submerge num jeito de ser gente em Portugal: ali estão as suas crenças, as suas superstições, os seus mitos, os rituais pagãos, as suas romarias carregadas de alegria e de esperança que santos milagreiros resolvam os nós e as pontas soltas da vida dura de uma comunidade rural.
Tudo se passa em Vilarinho dos Loios, aldeia em Trás-os-Montes, na zona raiana de onde vinha o descomunal lobo do Espadañedo, que para muitos era um temível lobisomem que descia da serra nas noites em que a lua estava de feição e matava sem dó nem piedade, homens e animais.
A ação decorre entre os anos 30/40 do século XX, num Portugal rural, pobre em que vida raiana era conturbada com a fuga dos espanhóis à Guerra Civil e no decorrer da 2ª Guerra Mundial.
Esta obra que, para muitos críticos literários, é uma abordagem da história de uma maneira diferente, obra-prima da ficção, recebeu a unanimidade dos leitores considerando-o um livro deslumbrante e que nos levou a abrir o nosso baú de memórias das várias vivências rurais, mesmo para quem não as teve diretamente as guarda como testemunhos verbais dos seus antepassados.
Connosco esteve o Teatr'Up da SFUP - Sociedade Filarmónica União Pinheirense, que numa leitura encenada  de grande qualidade  e criatividade, contou a história de uma maneira muito própria.
A noite decorreu com uma aprazível conversa até porque este livro é de todos nós, ou melhor dizendo, este livro somos nós, no nosso jeito de ser gente em Portugal.





Sem comentários:

Enviar um comentário